16 de janeiro de 2011

Os 5 melhores baixistas/vocalistas do Rock

    Hoje vamos falar um pouco mais de música em mais uma lista sem propósito algum que saiu da minha mente doentia por alguma razão. Quem toca algum instrumento de cordas e também canta sabe o quanto é difícil fazer uma linha de baixo decente ao mesmo tempo que coloca o gogó pra funcionar. Certamente alguns de vocês pode até achar fácil e simples, mas eu não. Tanto que decidi listar aqui alguns poucos que realmente sabem fazer as coisas funcionarem de uma maneira quase sobrehumana.


5 - Humberto Gessinger


Nos anos 90 o papa era pop.

    O único representante brazuca da lista entrou nela mais pelo talento como baixista do que propriamente como vocalista, mas como eu disse antes, é difícil fazer uma boa linha de baixo e cantar (por pior que seja) ao mesmo tempo. Por essas e outras que pra ele fica o 5º lugar.


4 - Gene Simmons


Rock´n Roll all night and party every day

     Eu como fã incondicional de Kiss não poderia deixar o sr. Eugene Klein de fora dessa. E o incluo nessa lista porque, na minha opinião, ele consegue aliar um vocal de razoável pra bom com linhas de baixo bastante criativas. Nada muito técnico, mas, ainda assim, bastante interessante. Ah! Em breve o Kiss deve lançar um novo disco, pelo menos foi isso que o garotão aí da foto disse no Twitter dele há uns dias. Vamos acompanhar.


3 - Richard Page


Acreditem, foi a melhor foto que achei.

      Pra quem não sabe, Richard Page foi vocalista/baixista do Mr. Mister - uma bandinha de música de motel que fez um baita sucesso nos anos 80 com 'Broken Wings' e 'Kyrie'. Andei lendo por aí e descobri que o cara simplesmente recusou propostas de ir cantar tanto no Toto, quanto no Chicago (na época bandas infinitamente maiores que o Mr. Mister, principalmente a primeira). Tantas decisões estúpidas aliadas a decadência do estilo ainda na década de 80, fizeram com que a banda sucumbisse e o talento desse cara fosse esquecido. Li também que ele lançou um disco da carreira solo ano passado, mas não faço nem ideia de como deva ser. E... Por que ele é o 3º colocado? Bem, só ouvir o baixo de 'Broken Wings' e ver quanto o sujeito canta. Sem mais.


2 - Kip Winger


Ah.. Os anos 80. Que guapo! Que hermoso!

    Esse é o Kip Winger, vocalista (e obviamente baixista) da banda Winger. Ele e sua trupe fizeram um grande sucesso nos anos 80, como não poderia deixar de ser, com aquele Hard Rock bem farofa e meloso, Do jeito que os posers e as groupies mais histéricas gostam. Vale citar que a banda toda é bastante qualificada tecnicamente e que, apesar de não ser um grande baixista, Kip tem uma voz aguda e bacanérrima pro estilo que lhe rendeu louros no passado. O winger ainda existe e lançou um disco em 2009 chamado 'Karma'; um disco bem fraco e pior que seu antecessor 'IV', lançado em 2006. De vez em quando tem show deles em São Paulo e é isso. 2º lugar pro gostosão da foto. (OH WAIT!)


1 - Geddy Lee

Geddy Lee e Marquito foram separados na infância.

    E o primeiro posto dessa lista não poderia ser de outro senão deste senhor canadense de aparência esquisita e que canta com voz esganiçada. Geddy Lee e Rush dispensam maiores explicações, né?




Menções Honrosas

Tem uma rapaziada que não deu pra incluir na lista, mas merece algum destaque. Segue:


** UPDATED **

Sting - Era pra eu ter colocado-o na lista, mas a fiz e refiz tantas vezes que acabei esquecendo. Daí lembrei de outros e o deixei de lado. Bom, Sting é outro que dispensa comentários e, apesar de ter feito um show sofrível com o Police há uns anos por aqui, tem muito valor pelo legado pra música. (Valeu por lembrar, Silvana!)

Nando Reis - Como já estou fazendo o update do texto, vale a pena incluir esse rapaz, basicamente pelos mesmos motivos do Humberto Gessinger. É bom destacar que só considerei pra essa menção a carreira dele nos Titãs.

Glenn Hughes - Esse é daqueles caras que tapam buraco. Apesar de ter uma carreira solo bastante sólida e respeitada, Glenn é mais lembrado apenas pelo pouco tempo que passou no Deep Purple. Enfim, um bom baixista/vocalista.

Bootsy Collins - Um louco. Assim podemos definir bem Bootsy Collins. Ele já foi baixista da banda de apoio do James Brown e algum tempo depois se enveredou pra carreira solo. Tem alguns bons trabalhos, mas faz um funk meio psicodélico e de difícil digestão pra quem não conhece muito o estilo (eu, por exemplo). Ele quase entra na lista, mas em cima do laço lembrei do Richard Page. Fica pra próxima, Bootsy.

Paulo Ricardo - Podem me xingar, mas a linha de 'Loiras Geladas' é bem bacana. Mesmo assim, é bom deixar claro que só isso dá algum crédito pra citá-lo aqui.



   That´s all folks. Espero que tenham gostado e, caso achem que faltou alguém aqui, só falar nos comentários. Abraços!

8 comentários:

Silvana Persan disse...

Mas... e o Sting? Na minha minha opinião, ele é o grande baixista de todas as bandas q explodiram nos anos 80 (confirmado até na bobinha Every breath u take).
E ainda tem o cara lá o (chatíssimo) Pink Floyd...
Enfim...

bjohn!

Sarah disse...

O Humberto está e sempre estará em meu coração, assim como o Paulo Ricardo na lata de lixo!!
Tenho pena!!!


Uma boa lista!!
;)

Unknown disse...

Interessante, pois eu pensava que vc odiava vocalistas!!!!
Além do mais, sem Bruce Dickinson = sem credibilidade.

mulherices disse...

Sou um tanto quanto analfabeta musical. Meu ouvidinho não consegue reconhecer quem está tocando o que nem por decreto-lei.

Meu gosto musical - altamente duvidoso, fique claro - é definido por letra da música + como soa o conjunto da música para os meus ouvidos.

Enfim, mesmo não entendendo nada eu li o post e quero comentar. Meus dois centavos: que raios esses moços vestiam?

Beijo,
Lílian Buzzetto do Mulherices

Ponto de vista disse...

Cara, como você não incluiu na lista:
Phil Lynnot - Thin Lizzy
Chris Squire - Yes
Les Claypool - Primus
Jerry Only - Misfits
Paul McCartney!!!!!!!

Vc deve estar locoooo
Sabe nada de rock!

Renan disse...

porra, n tem Paul McCartney??

Unknown disse...

kd o roger waters ?

Unknown disse...

FAT MIKE do NOFX!