19 de junho de 2010

Notas Musicais: Artistas que te confudem

   Dando início aos posts sobre um assunto que eu particularmente entendo e gosto bastante, decidi fazer uma pequena lista de artistas que sempre confundem a gente. Sabe aquela música que você ouve com a certeza de que é tal sujeito/banda que toca e quando vai procurar acaba descobrindo que é outra pessoa? Isso quando você consegue descobrir de quem exatamente se trata, então, saiba que isso não é tão difícil de acontecer assim, pelo menos em se tratando das figuras que vou citar aqui. Sem mais delongas, segue a lista:


Boybands dos anos 80 e 90

Os anos 80 eram algo degradante.

  Depois dos Menudos, nada mais natural do que copiar o formato pra outros tantos grupos, né? Desde então, distinguir uma da outra é complicado. Lá fora, por exemplo, tinha os Tremendos, que eram um plágio escrachado do primeiro. Aqui tivemos Dominó, Polegar e afins. Estes, inclusive, surgidos da produtora de Augusto Liberato, o Gugu.
   Na década de 90 a escrita não foi muito diferente, já que com o advento do New KIds On The Block, uma verdadeira enxurrada de boybands tomou conta das paradas de sucesso naquela época. Backstreet Boys, Five, N' Sync, Westlife e inúmeros outros. Simplesmente impossível de diferenciar.

Não lembra, não conhece?

Clique aqui e aqui.



James Ingram x Billy Ocean x Lionel Richie


Lionel Richie (esbanjando sensualidade), Billy Ocean e James Ingram.

    Confesso que não sei muito sobre o James Ingram, exceto que a música mais famosa dele, "Just Once", foi na verdade uma palhinha no disco do Quincy Jones.
    Sobre o Billy Ocean, sei que a carreira dele começou nos anos 70, emplacou alguns hits nos anos 80 e eu só o conheci porque um desses entrou na trilha de um jogo para o computador.
   Já Lionel Richie é o mais famoso desse trio, tendo passado pelo grupo Commodores e após isso construido uma carreira solo de sucesso. Aliás, ele vem ao Brasil em breve. Enfim, a voz e o som dos três são extremamente parecidos e só perito consegue identificar quem é quem. Um exemplo clássico de artistas que te confundem.
 
Não lembra, não conhece?

Clique aqui, aqui e aqui.




Scott Stapp x Eddie Vedder 

Eddie Vedder e Scott Stapp

   Scott é vocalista da recém-ressurgida banda Creed; o outro, do Pearl Jam, que dispensa comentários. As semelhanças entre ambos é óbvia, conhecida e também não precisa de maiores apresentações.

Não lembra, não conhece?

Clique aqui e aqui.



Kim x Renato Russo

O da direita é o Kim, em uma pose, no mínimo, estranha.

   Me lembro até hoje de quando o Catedral começou a surgir nas rádios com seu pop rock cristão com pinta de secular e meio aguado, porque, na época, a rádio Transamérica aqui do Rio fez uma promoção incitando os ouvintes a tentarem descobrir de quem era a tal voz que cantava aquela música até então totalmente desconhecida do grande público. Eu até sabia de quem se tratava, porque conheci a banda por intermédio dos meus vizinhos, que são evangélicos. Pois bem, o vocalista do Catedral tem a voz um pouco parecida com a do Renato Russo e para alguns ouvidos leigos pode realmente soar até igual em certos momentos. No mais, a meu ver, tudo não passa de uma pura forçação de timbre e uma homenagem mal feita a um ídolo.

Não lembra, não conhece?

Clique aqui e aqui.



Nenhum de Nós x Uns e Outros

Nenhum de nós e Uns e outros.

   Não sei quanto a vocês, mas eu sempre tenho dificuldades em saber quem é quem entre essas duas. Na maioria das vezes confundo os verdadeiros autores de "Carta aos Missionários", "Camila, Camila", "Astronauta de Mármore" e "Amanhã ou depois". Sério, eu tenho sérias dificuldades com essas bandas e me acho anormal por isso.

Não lembra ou não conhece?

Clique aqui e aqui.



Richard Marx x Bryan Adams


Bryan Adams e Richard Marx


    Desde sempre pensei que "Right Here Waiting for You" fosse do Bryan Adams. Ledo engano. O pior é que eu, como fã incondicional dos anos 80, só descobri isso há 2 anos atrás. Uma lástima. De qualquer forma, é difícil apontar diferenças entre os estilos de som dos 2. Vale citar que Richard Marx, assim como Lionel Richie, também vem ao Brasil em breve.

Não lembra, não conhece?

Clique aqui e aqui.



E quanto a vocês, quais artistas confundem vossas cabecinhas? Quero nomes, músicas e, se possível, uma lista igual a essa que eu fiz com tanto carinho e amor.

Abraços!

9 comentários:

mulherices disse...

Eu ainda consigo a proeza de confundir Nenhum de nós x Uns e Outros com Biquini Cavadão.

Muito bom este post. Ri muito por me identificar do início ao fim.

Lílian Buzzetto do Mulherices.

Suelen Barcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrício Bezerra disse...

Interessante,nunca vi uma postagem desse tipo;

eu até hoje não sei diferenciar os dominós e os polegares;


mesmo sendo evangelico nunca gostei desse Kim,ele força mesmo pra parecer um cantor que ele gosta.Parece aquele colega de escola que leva violão e fica imitando ele e o raul seixas

Luciana M. Nascimento S. disse...

Adorei esse post,cara! Você citou minhas boybands favotitas. E falou do Bryan Adams que eu adoro. Sem falar no Renato. *--* Ah, meu post, esconderijo não retratava minha vida atual e sim antiga. Comente sempre. :)

Paty disse...

é verdade, algumas são bem fáceis de confundir, essas boybands principalmente, as músicas são parecidas, os timbres de voz também, a aparência idem.
bah, mas entre richard marx e bryan adams, eu nunca confundi, o timbre deles é bem diferente!
abçs

Paty disse...

Oi Orlando, obrigada pelos comentarios lá no meu blog. E vc acertou, não vai demorar muito e vou ser mãe... de 1a. viagem...
Se vc não conhecia Richard Marx aí fica fácil mesmo cofundir, os 2 artistas tem baladas no mesmo estilo pop-rock anos 80.
abçs e bom domingo!

Silvana Persan disse...

Já q vc citou Eddie Vedder, sempre confundi Pearl Jam e Stone Temple Pilots. E como sou uma pessoa com "pobremas", todos os cantores de hip hop me parecem ser a mesma pessoa, todos os grupos de pagode-paulista me parecem o mesmo grupo, todas as cantoras (?) de funk me parecem a Tati Quebra-Barraco (antes de virar cristã ungida, na época em q fazia "propaganda pra Dako" - agora ela deve "cantar" algo tipo "Dako não é de deus"), todas as bandas emo me parecem o Fresno, etc., etc., etc...

bjhonny!

Anônimo disse...

Ah, esses tecnos e dance em geral não são apenas confundíveis, são idênticos!

KK disse...

Se o assunto é música, ele muito me interessa: adorei passar por aqui e trombar com esse post, e pretendo voltar mais vezes!

Beijo grande,
Karina Lima
do @mulherices